Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Câmara aprova projeto de 1998 que libera terceirização ampla

Publicado por Alexandre Godwin
há 7 anos

Cmara aprova projeto de 1998 que libera terceirizao ampla

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) projeto de 1998 que regulamenta a terceirização no país, liberando-a para ser usada em qualquer ramo de atividade das empresas privadas e de parte do setor público.

Hoje há o entendimento de que jurisprudência da Justiça do Trabalho veda a prática na chamada "atividade-fim". Ou seja, uma fábrica de sapatos não pode terceirizar nenhuma etapa de sua linha de produção, mas sim atividades não diretamente relacionas ao produto final, como o serviço de copa e cozinha, de segurança e de limpeza.

O painel eletrônico mostrou 231 votos a favor da medida, contra 188 votos e 8 abstenções. Os deputados rejeitaram quatro emendas, mantendo o texto do projeto na íntegra.

Agora, o texto vai à sanção do presidente Michel Temer, que é defensor da proposta.

A aprovação foi polêmica não só pelas críticas da oposição, para quem a medida representa um claro salvo-conduto para a precarização da mão de obra no país, mas também porque não houve o aval da maior parte dos atuais senadores.

No sistema legislativo brasileiro, as leis são feitas mediante a aprovação das duas casas que formam o Congresso, a Câmara e o Senado.

Sob a batuta do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso sob a acusação de envolvimento no petrolão, a Câmara aprovou a regulamentação da terceirização em 2015. Mas o texto tramitou lentamente no Senado, já que o ex-presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), dizia ver riscos ao trabalhador.

Com isso, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recorreu a uma manobra, com o apoio da base de Michel Temer: desengavetou uma proposta similar de 1998, apresentada pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Esse projeto havia sido aprovado no Senado em 2002, com relatório de Romero Jucá (PMDB-RR), hoje líder do governo no Senado. Só 12 dos atuais 81 senadores estavam no exercício do mandato na época. A oposição diz que recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a manobra.

O projeto que está no Senado também pode ser votado nos próximos dias. Com isso, Temer pode combinar a sanção e veto de trechos dos dois textos.

O projeto que agora vai à sanção de Temer traz bem menos salvaguardas para o trabalhador do que o debatido em 2015.

Desaparece, por exemplo, a obrigação de que a empresa que encomende trabalho terceirizado fiscalize regularmente se a firma que contratou está cumprindo obrigações trabalhistas e previdenciárias. Desaparecem também, restrições à chamada "pejotização", que é a mudança da contratação direta, com carteira assinada, pela contratação de um empregado nos moldes da contratação de uma empresa (pessoa jurídica) prestadora de serviços.

Ao defender o projeto de 1998, Maia afirmou "que muitas salvaguardas que foram criadas por bem têm gerado mais desemprego no Brasil e mais emprego no exterior".

Havia no atual projeto uma anistia a multas e penalidades aplicadas até agora pela Justiça Eleitoral, mas esse artigo foi retirado pelo relator, Laércio Oliveira (SD-SE).

Diante da crise política e econômica, o governo tenta aprovar uma série de reformas para recuperar a confiança na economia e tentar acelerar a retomada do crescimento. No ano passado conseguiu aprovar o congelamentodos gastos federais por 20 anos.

REGRAS

O objetivo principal do Congresso é permitir às empresas terceirizar qualquer ramo de sua atividade, incluindo a principal, a chamada atividade-fim.

O empresariado e parte da base governista diz que isso irá estimular a criação de empregos e tirar travas à competitividade das empresas.

Os críticos dizem que o objetivo é reduzir o gasto com pessoal, com prejuízo claro aos trabalhadores.

O texto também permite a terceirização no setor público, em funções que não sejam essenciais ao Estado. O que está no Senado veda essa possibilidade.

Além disso, o projeto estabelece que as empresas terão responsabilidade "subsidiária" em relação a débitos trabalhistas e previdenciários da terceirizadora, não "solidária". Ou seja, caberá ao trabalhador lesado buscar reparo primeiro na terceirizadora e só acionar a "empresa-mãe" caso não consiga sucesso na primeira demanda.

EMBATE

A sessão foi marcada por forte embate entre oposição o governo.

"Apontem um artigo que tira direito do trabalhador", repetiu em várias partes da sessão o relator, Laércio Oliveira (SD-SE). Segundo ele, as salvaguardas aos trabalhadores já estão asseguradas em diversas outras normas.

Ele foi apoiado por outros governistas.

"O que estamos fazendo aqui é regulamentar, é dar mais uma opção para que o trabalhador trabalhe com dignidade", disse Mauro Pereira (PMDB-RS). "O Brasil não pode mais se render a esse anacronismo ideológico", afirmou Marcus Pestana (PSDB-MG).

A oposição chegou a afirmar que Temer está pagando uma "fatura" pelo apoio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) ao impeachment de Dilma Rousseff. "Esse projeto é para pagar a conta do golpe, a conta da Fiesp", Disse Paulo Pimenta (PT-RS).

"Ou acaba esse golpe ou esse golpe vai acabar com o Brasil. Vão acabar o direito dos trabalhadores. O sonho deles é fazer como nos Estados Unidos, sempre foi. É pegar um trabalhador que passa fome, pagar uma hora de serviço e depois dispensar. É rasgar o direito dos trabalhadores, é rasgar a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho]", discursou Jorge Solla (PT-BA)."Esse é um governo lacaio do grande capital", reforçou Chico Alencar (PSOL-RJ).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

  • Publicações12
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30351
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-aprova-projeto-de-1998-que-libera-terceirizacao-ampla/441486673

296 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que esperar de uma lei aprovada com fundamentos de um deputado chamado Rodrigo Maia que nunca trabalhou na vida...... continuar lendo

Perfeita a colocação! continuar lendo

O projeto é viável. Hoje empresas deixam de contratar, pois cada funcionário na CLT representa um custo dobrado. Alem disso, a economia brasileira não permite ver futuro em qualquer empreendimento.
Contratando por tempo determinado, terceirizando o serviço, caso não dê certo o empresário pode rever seus custos.
Da forma como está, se contratar alguém e não for bem sucedido, terá que arcar com custos da demissão. Fora os advogados abutres que ficam angariando desempregados prometendo altos ganhos na justiça do trabalho. continuar lendo

É simples:
Sugiro que cada empregado entre como sócio da empresa que pretende trabalhar.
Se der lucro recebe
se der prejuizo arca com a consequencia.
É facil ser empregado, receber salário, fgts, vale-transporte, vale refeiçao, férias, 13o. salário, salário família, bolsa estudo, salário maternidade, salário paternidade, Descanso semanal remunerado, receber em dias de falta de falecimento de mae, pai, sogra, filho, receber 15 dias de auxilio doença, aposentar se cortar o dedinho da mão (mindinho).
Se for dono da empresa, empregador nao recebe nada continuar lendo

Ainda tem gente defendendo este projeto. Empresários (mas não vamos generalizar), que apenas estão preocupados em lucrar em cima do trabalho dos outros, de uma classe já ferrada. Mais valia é o que importa, quanto mais lucro melhor. Por que não voltam aos tempos da escravidão? Se fosse possível um tanto melhor, né? Com essa cabecinha de senhores de engenho. continuar lendo

Acho que o senhor José Pedro Vilardi em muito tem razão.

E, Ana Fonseca, no meu ponto de vista você não pode generalizar, a mais de 1 ano por opção própria deixei de trabalhar sob o regime CLT para ser prestador de serviço com empresa aberta e recolhendo devidamente todos os impostos.

Não me arrependo nenhum pouco, foi a melhor decisão que tomei.

A realidade é uma só: para quem é "encostado" e vive as custas de benesses, certamente não deve deixar de trabalhar sob o regime CLT. Evidentemente exclui-se desta lista os trabalhadores dignos e que realmente vestem a camisa da empresa e fazem por merecer todos os benefícios.

Errado é não permitir que o cidadão escolha a forma que bem entender para trabalhar, hoje empresas que terceirizam na maioria das vezes são duramente penalizadas e por isso não o fazem. continuar lendo

Concordo absolutamente com o Sr. Vilardi. continuar lendo

Prezado Gustavo Costa,
Concordo em gênero, número e grau com a sua colocação a respeito dessa personagem chamada Rodrigo Maia. continuar lendo

José Luiz dos Santos,

Perfeita a sua colocação sobre esse engessamento que há, tanto do trabalhador quanto da empresa.

O importante é ter a opção. É ridículo o Estado ter que te obrigar a estar sujeito a um sindicato e a uma forma de contratação.

Quem quer CLT que insista nisso, quem quer se ver livre dela tem todo o direito. Se não tem o direito é escravo da mesma forma. A mesma escravidão que obriga um trabalhador a dar um dia de seu trabalho por ano para um sindicato que, na maioria das vezes, é cabo eleitoral e milícia de partido/candidato.

O problema é que o protecionismo que uns querem para si, querem impor para todos.

O mesmo vejo em comentários que condenam o empresário de lucrar. Tem mais é que lucrar mesmo, para poder expandir os negócios, modernizar a empresa e não levar uma sova da China. Essa conversa de que vão explorar o trabalhador ao extremo não passa de teoria do caos ... o mesmo se dizia sobre a informatização no passado, que destruiria empregos ... alguém faz petição na máquina de escrever?

É graças ao protecionismo que temos impostos altos que favorecem cartéis internos. Protecionismo que encarece a contratação de mão de obra e causa desemprego. continuar lendo

Esse negócio de cada empregado ser sócio da empresa já existe e se chama cooperativa. Funciona bem alguns setores, mas em muitos outros não. Mas no geral quem que não ia preferir ser o empresário? Trabalha de empregado quem não tem capital para ter o próprio negócio, ou quem ainda que tenha dinheiro prefere investimentos mais seguros e menos trabalhosos como títulos do tesouro ou imóveis. continuar lendo

Perfeita colocação, Sr. Vilardi. continuar lendo

José Pedro Vilardi....

Será que os empresários vão aceitar abrir mão de seus lucros? Creio que o senhor diz isso por ser um pequeno empreendedor, pois quando estiver com as burras cheias de moedas o senhor vai querer empregados e não sócios...kkk

Outra coisa, ser empregado é alternativa à falta de dinheiro para empreender, enquanto ser empresario é opção para quem não quer ser empregado! Se é tão ruim ser empresario é só ir procurar emprego e vender sua mão-de-obra a preço de banana!

Por fim, a terceirização vai gerar apenas uma queda de qualidade no trabalho, diminuição salarial, diminuição de impostos e aumento do lucro de pessoas inescrupulosas, já que surgirá um intermediador entre empregador e empregado, criando mais uma figura a morder parte da já péssima e precária remuneração da grande maioria da população brasileira.

É triste ver os caminhos que trilhamos iludidos por pessoas que juram que criarão empregos neste momento de crise, são nessas épocas mais turbulentas que os abutres se aproveitam para roer a carniça do povo brasileiro, já que estamos fragilizados. Empurram goela abaixo falácias de que leis de proteção ao trabalhador geram o mal do desemprego, sendo que isso ocorre pelo excesso burocrático e a elevada carga tributária, não por conta da miséria que nós recebemos como ordenado mensal. Por que não diziam isso há alguns anos atrás quando tínhamos taxas de desemprego de 4,5%? As leis eram outras? Claro que não, mas qual a melhor forma de reduzir despesas do que tirando direitos e resguardas do pobre do trabalhador? continuar lendo

Perfeita colocação, o que esperar de um bando de gente que nunca deram duro. continuar lendo

Como um estrangeiro pode ser presidente da Câmara dos Deputados, casa essa que delibera os direitos aos Brasileiros!
CF/1988 - Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007)

Ocorre ainda no entendimento que:

CF/19888 - Art.122§ 3ºº São privativos de brasileiro nato os cargos:

I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

III - de Presidente do Senado Federal;

IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

V - da carreira diplomática;

VI - de oficial das Forças Armadas.

VII - de Ministro de Estado da Defesa (Incluído pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)

- Desta forma entendo que houve uma afronta a constituição e ao Estado de Direito Brasileiro... Uma afronta a nossa democracia!
Temos que dar um basta em tamanha deselegância destes nossos congressistas... continuar lendo

Armpit, creio que ninguém aqui esta condenando o lucro dos empresários. Mas o que deve ser questionado é essa busca do lucro a qualquer custo que só causa desigualdade. Repense sobre isso, pense que pagando bem seus funcionários e os mantendo satisfeitos e motivados, com direitos assegurados, você terá um serviço melhor prestado.
Agora explorar uma classe que já não tem o básico, lucrar com a supressão de direitos dos outros é um pouco demais.
Pra fechar, quem já trabalhou em terceirizada sabe o inferno que é (e o caso do colega acima é um verdadeiro milagre!). E esse projeto não vem trazer "liberdade de escolha" como você apontou. Muito pelo contrário, veio encurralar o trabalhador e premiar os "empresários" pela jogatina política que ocorreu (antes que me acusem, não estou levantando bandeiras).
Não é uma escolha, pois ninguém em sã consciência vai escolher ter direitos suprimidos. continuar lendo

E vamos que o Temer morra num acidente aéreo, quem vira presidente é esse personagem?
Merecemos !!! continuar lendo

Ana Fonseca,

Aponte fatos concretos e não especulativos de que os empresários explorarão os trabalhadores a qualquer custo.

Especular é fácil, é como dizer que todo trabalhador só quer protecionismo porque é um comeedorme. Sabemos que muitos são.

É ridículo o Estado impedir um empresário de administrar sua empresa designando onde ele pode ou não terceirizar, mesmo porque o Estado o super-onera e, ainda se por conta dessa ineficiência ele falir, o Estado não o socorre, a menos que seja por meio de mais dívidas. continuar lendo

Jose Pedro Vilardi parabéns pois alem de aposentado vc é consultor, imagino que pela sua colocação você esqueceu de como é complicado trabalhar sabendo que a qualquer momento será substituído por uma mão de obra com menor custo para a empresa, e nesse caso não será você que ficará no banco procurando emprego para poder pagar as contas que você planejou com o salário que recebia. Lamentável mas não posso te criticar pois estamos num País livre e fazemos o que for para fingir que importamos com ele. continuar lendo

Ninguém é obrigado a empregar ninguém, e ninguém é obrigado a ser empregado de ninguém. continuar lendo

Como um estrangeiro pode ser presidente da Câmara dos Deputados? Essa casa que delibera os direitos aos Brasileiros!
CF/1988 - Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; continuar lendo

Vejam só, rsrs O que melhorou depois da aprovação??!!! continuar lendo

É a institucionalização do cabide de empregos. Só vai ter emprego quem tiver "QI" (quem indique). Uma afronta à inteligência do brasileiro médio. Um evidente retrocesso trabalhista! Uma vergonha nacional. Esses "políticos" não me representam! Representam os interesses do empresariado, tão-somente. continuar lendo

Vejo que há uma cultura de que para se sustentar é preciso um emprego. Se todo mundo pensar assim lascou. Mas todo mundo pensa assim. E de fato, lascou mesmo. continuar lendo

Sr. Marcelo Pontes, concordo plenamente com o Senhor. continuar lendo

Perfeito, somos reféns do golpe. continuar lendo

Marcelo Pontes, Exatamente... A lei é um retrocesso, é um "golpe" contra os trabalhadores que estarão totalmente desprotegidos. Sem falar que a empresa contratada para oferecer serviços também vai ganhar., portanto aquilo que um trabalhador ganharia em uma contratação direta (CLT) deverá ser dividida com a empresa que oferece serviços... Trabalhadores além de perderem segurança total, perdem também valorização (salário).
Quanto ao senhor Vilardi que critica os "direitos suados dos trabalhadores", com certeza tem dificuldades para uma "boa administração do seu capital". Aliás, me responda se todos os direitos citados não foram computados para o preço final do seu produto. Me diga se quando morre alguém próxímo à sua família deixa de ir prestar as últimas homenagens... se não tira férias, aliás não uma, mas várias vezes ao ano. O que sinto na sua fala é um desrespeito e preconceito nos seus conceitos àqueles que o tem ajudado, colaborado para que tenha um padrão de vida que não é o da maioria dos seus funcionários. continuar lendo

No mundo capitalista, jamais haverá alguém que ouse lutar pelos direitos dos trabalhadores.
Só interessa o lucro e mais nada. continuar lendo

Corretíssima tua colocação! continuar lendo

E o que há de errado nisso? continuar lendo

Sr. Roberto Lopes, concordo plenamente com o Sr.. Faço das suas minha palavras. E "Viva o Capitalismo Selvagem" e profundamente corruptor... continuar lendo

Verdade absoluta que "no mundo capitalista...só interessa o lucro e mais nada". E tem gente que não enxerga isso? continuar lendo

discordo com vc ROBERTO,
Se referese as empresas esta engando pois , nos trabalhador temos muitos direitos, ate acho que deveria ter limites pois mais direitos?? ,as empresas nao estao com este lucro todo pois senao nao estariam fefechando como esta acontecendo. continuar lendo

Concordo plenamente !!!!!!!!! continuar lendo

mais Direitos ??? lutar por o que mais ????fazemoz uma pesquisa aprofundada!! continuar lendo

pra quem espera que com mudanças trará um capitalismo selvagem, talves nao enxergue além, um recomeço a confiaça o carater a parceria e o crecimento, a confiança em um grupo familiar , pois por traz de uma vitrine uma estrutura tem um coração que tambem quer ser bem tratado e não simplesmente apedrejado pelas costas esquecido pelo voto de confia e a opurtunidade ,com a mudança retomara o crecimento e a dignidade.!!! continuar lendo

pra quem espera que com mudanças .... trará um capitalismo selvagem, talves nao enxergue além seu raciocinio, um recomeço a confiaça o carater a parceria e o crecimento, a confiança em um grupo familiar , pois por traz de uma vitrine uma estrutura tem um coração que tambem quer ser bem tratado e não simplesmente apedrejado pelas costas esquecido pelo voto de confia e a opurtunidade ,com a mudança retomara o crecimento e a dignidade.!!! continuar lendo

O Brasil prrecisava se emancipar, porque a corja petista não gosta de trabalhar e usava os sindicatos para fazer greves e poder manipular os abestados. O trabalhador ficou livre para trabalhar onde quiser. Ainda tem muita lama entre o trabalhador e os sindicalistas. Fazer uma faxina é a melhor solução. continuar lendo

Concordo com o senhor.

/acho engraçado que o autor do texto lembra de manobras e maracutaias de quem aprovou mas não lembra das manobras e maracutaias da dita "oposição". Estão tristes porque estão vendo que vão perder grande parte da massa de manobra. continuar lendo

Até parece que não existe LAVAJATO... ou se parece existir, só estão nela os petista... O que nós brasileiro otários precisamos é deixar de ser partidários; tirar as viseiras e enxergar os ladrões sem olhar de que partidos ou ideologia são. Se aprendermos isso, seremos menos ridículos. continuar lendo

Eu concordo com o senhor se ao mesmo tempo for aprovada uma lei que elimina o foro privilegiado, estipule o mesmo tempo de serviço para essa cambada de políticos, elimine as bolsa ajudas de custo entre outros, pois essa mania que essa corja tem de se achar muito especial. continuar lendo

Assino embaixo..!! continuar lendo

Com todo o respeito, Dr. Jonas, deixe de ser preconceituoso. Posso ser até chamado de petista, mas estou com 70 e trabalho desde os 16 anos de idade. Os sindicatos são ainda uma proteção para os trabalhadores. Essa besteira de dizer que o trabalhador ficou livre é balela de quem não enxerga a realidade nas fábricas e escritórios. Sem o poder de se organizar em sindicatos não há como o trabalhador enfrentar o poderio econômico dos patrões. A faxina que deve ser feita é na mente e no coração de certas pessoas. continuar lendo

O Brasil se emancipou? Alguém enxergou isso? Quem está sendo emancipado é o livre comércio de escravos, digo, empregados, que, após uma luta secular estão vendo seus direitos indo por água abaixo. Uma afronta aos princípios mais sublimes de proteção ao emprego. Além do mais, isso não representa uma faxina; mas, em verdade, é uma sujeira escancarada. Abertura dos portões para a passagem dos senhores do nepotismo, do empreguismo. Isso é um retrocesso e demonstra o quão nossos empregadores são incompetentes na geração de empregos e renda para a população. Essa manobra é um engodo para os incautos e uma benção para os apadrinhados, os protegidos, os "amigos" dos "amigos", politicagem às claras!!! Esse golpe, nem de longe, se chama patriotismo!!! continuar lendo

De fato, O Brazil precisa se emancipar, principalmente do parasitismo dos senhores da casa grande que espoliam, roubam, corrompem, e entregam a riqueza produzida pelos trabalhadores aos estrangeiros. continuar lendo

Fala-se em direitos do trabalhador sem falar em direitos do empregador. continuar lendo

Boa, David Oliveira. Chega de falar de PT. Corrupção não tem partido. A lama está respingando em todo mundo e o povo só fala mal do PT.
Está na hora de acordar e ver que a corrupção que assola o país e que provocou toda essa crise em que nos encontramos veio muito antes do PT entrar no poder. São séculos de sujeira, manobras e desvios bilionários, que hoje culminaram com essa crise sem precedentes. O PT é só a ponta do ice berg. Tem muita sujeira escondida embaixo do oceano, que os políticos super honestos e honrados do PSDB, PMDB, DEM e etc. estão tentando esconder com essa reforma política a toque de caixa e ninguém fala nada. Fala-se até em anistiar crimes eleitorais.
Abram os olhos, não é só o PT que é corrupto, é o sistema inteiro.
Enquanto só se fala do PT, os outros P's continuam a pilhar o país. continuar lendo

A corrupção não tem partido, mas o PT é o único que anuncia a corrupção como solução, os outros pelo menos no discurso são idôneos. continuar lendo

Ficou livre para trabalhar onde quiser ? Então os vendedores ambulantes que os fiscais da prefeitura massacram e pegam as mercadorias (e muitas vezes dividem entre si) acabou ? Trabalhar onde quer ??? é muito vaga essa colocação. continuar lendo

Parabéns pela sua visão, estreita e estereotipada dos sindicatos e dos trabalhadores ("abestados")!
é esse tipo de visão, polarizada, que sustenta essa bandalheira de politicagem que temos nesse país. A discussão não tem nada a ver com PT, PSDB ou PMDB, ou seja, não é partidária. A CLT e os direitos trabalhistas não foram criados pelos petistas. Mas afetam, sim, a maioria dos cidadãos brasileiros.

E se o Sr. realmente acredita que o trabalhador poderá trabalhar "onde quiser", me desculpe, mas acho que o Sr. está lendo muitos livros de ficção. Trabalhador, via de regra, trabalha porque precisa, onde surgem oportunidades. É uma aplicação da lei da oferta e da procura. Pouquíssimos podem se dar ao luxo de escolher. E outra coisa: não vai sobrar muito para depois da aprovação deste malicioso projeto, pois os "bons" empregos serão raridade. continuar lendo